14 de dez de 2011

Arroz - a noivinha do almoço



Adoro arroz. Parece um assunto besta né mas sou assinante de uma revista que avalia diversos itens de consumo, não somente na área de alimentos como também eletrodomésticos e serviços.


Excelente revista - Proteste.


Então resolví dar algumas dicas sobre o teste realizado por eles. Foram analisadas 19 marcas. Não tinha idéia que existissem tantas marcas assim! 


Todas foram aprovadas no teste de cozimento (12 minutos), teste esse que verifica se todos os grãos pertencem à mesma safra. Já na classificação, as marcas Blue Ville, Bom Preço, Carreteiro, Kiarroz Fumacense, Príncipe e Sepé apresentaram erro, ou seja, o produto embalado é diferente do tipo informado no rótulo (Tipo 1 e Tipo 2).


No teste de expansão que garante o rendimento (quando o arroz fica "gordinho" na panela), os que obtiveram 260% de aumento foram o Urbano, o Tio João e o Príncipe. Mas atenção, o Qualitá, além de ter ficado em último lugar no item expansão, apresentou insetos vivos (!!!).


Os mais apreciados no quesito sabor foram Carrefour, Carreteiro e Emoções. Já o Blue Ville não agradou...


E fica a dica mais importante:


O parboilizado rende mais e é mais vantajoso do que o arroz branco, é rico em vitaminas e sais minerais, fica soltinho quando cozido, requer menos óleo, rende mais, possui alto grau de higienização em seu processo de industrialização e pode ser reaquecido diversas vezes que não perderá suas propriedades.


Aproveitando o gancho, caso se interessem em pesquisas para avaliação do que você consome, veja a página da Proteste. São diversos assuntos de interesse geral, principalmente no que se refere à melhoria da nossa qualidade de vida.


E você, tem alguma receita com arroz que seja completamente diferente dos pratos comuns e gostoso para dividir conosco? Vai colaborar com o menu de Natal!
Postar um comentário