18 de jan. de 2018

Aprendendo a Aprender - Curso Grátis e Online


fonte: mapamental.org

Como utilizo este espaço para postar de tudo um pouco, vou publicar minha primeira dissertação para o curso online que estou fazendo no Coursera: "Learning How to Learn" que, como o nome diz,  estou "Aprendendo como Aprender".

Trata-se de um curso de 4 semanas, gratuito, ministrado pela Profª Barbara Oakley em parceria com a University of California, San Diego. Aliás, super indico o Coursera a quem tem sede de aprendizado como eu. Lá existem vários cursos de várias áreas, incluindo nossa USP, onde também estou fazendo o curso "Origens da Vida no Contexto Cósmico".

Já me preparando para a vida acadêmica como contei na postagem deixarei aqui minha dissertação da primeira semana. Leiam e me contem o que acharam. Quero muito ler seus comentários e críticas construtivas!

Meu Desafio de Aprendizado

            Contando 54 anos de vida, dos quais três foram dedicados ao Magistério no Ensino Fundamental e aproximadamente trinta anos na área administrativa de empresas privadas, encontro-me atualmente em um momento sabático, se posso chamar assim. No ano que passou, resolvi transformar meu hobby em profissão - Artesanato. Mas infelizmente o Rio de Janeiro, cidade onde resido há 35 anos, não possui uma cultura voltada à valorização de peças artesanais. Em busca de novos horizontes, resolvi retornar aos estudos e realizar meu grande sonho que é me graduar em uma Faculdade, começando já neste ano com o acesso a uma universidade através do Enem.

            Preparando-me então para esta longa jornada acadêmica, encontrei no Coursera o curso que considero ideal para atingir esta meta que é o Learning How to Learn, uma vez que tenho que treinar e manter ativos meu cérebro e minha capacidade de memorização por questões óbvias: com o amadurecimento (ou deverei dizer, envelhecimento), as vitalidades física e mental tendem a reduzir.

            Sou e sempre fui apaixonada por livros e estudos, algo que a rotina diária, tendo que conciliar minha vida profissional com a de mãe e arrimo de família, obrigou-me a deixar de lado por falta de tempo e oportunidade. Interesso-me por vários assuntos, tenho sede de aprendizado, sempre fui multitarefa e percebo que muitas das informações as quais tenho acesso, principalmente através da internet, acabam não se fixando na memória.

            Realizo pesquisas pessoais e estudos em tudo o que se refere aos processos de aprendizado, retenção de informação no consciente, formas de acessar o inconsciente, treinamento cerebral e qualquer outra informação que eu consiga acessar em busca de métodos eficientes e eficazes para conseguir reter o maior número possível de informações, sem deixar que caiam no esquecimento. Vou desde aplicativos e jogos para treinamento mental até meditação e mantras de relaxamento.

            Como explicou a Drª Barbara Oakley: “nossa memória de longo prazo é como um armazém” e “é imenso”, “com espaço para bilhões de itens” , e é justamente este espaço que quero utilizar para reter todo o aprendizado que quero ter durante minha carreira acadêmica.

Portanto, acredito que as técnicas aprendidas neste Curso, aliadas às demais técnicas que venho utilizando, me ajudarão a fixar o aprendizado, solidificando “meus tijolos” de modo organizado e duradouro.


“Diga-me e eu esquecerei, ensina-me e eu poderei lembrar, envolva-me e eu aprenderei.”

Benjamin Franklin