31 de jan. de 2018

Drone Letal - A ameaça em um futuro não tão distante




Recebi este vídeo pelo Whatsapp e quase enfartei... Não conseguia acreditar na capacidade de destruição criada pelo ser humano, não bastasse todo o tipo de armas de destruição existentes no planeta.

Curiosa, fui buscar mais informações e finalmente senti um certo alívio pois esta arma ainda não foi criada.

Trata-se de um curta encomendado pelo Future of Life Institute, para conscientização sobre o futuro possível da tecnologia armamentista, apresentado na Convenção das Nações Unidas sobre Armas Convencionais realizada em novembro/2017 em Genebra.

Baseado na junção de tecnologias já existentes como os drones armados semi-autônomos utilizados em incursões militares, reconhecimento facial, nanotecnologia e inteligência artificial, este vídeo fictício serve de alerta para um futuro nada convidativo. Já existem campanhas para proibir a fabricação de robôs assassinos e armas letais autônomas através de uma Carta Aberta que já conta com a assinatura de mais de 300 cientistas (incluindo Stephen Hawking).

Este futuro negro me fez lembrar um dos episódios de Black Mirror chamado “Hated in the Nation” em que abelhas robôs, inicialmente criadas para resolver o problema da extinção das abelhas são hackeadas e utilizadas para assassinar aqueles que recebem mais votos na lista dos mais odiados da nação.

Abaixo, o link do vídeo bem como outros links para você pesquisar sobre o assunto e, por favor, não deixe de dar sua opinião. Gostaria de saber se você acha que essa arma pode se tornar realidade e qual o limite para a Inteligência Artificial com fins militares.


Links para saber mais sobre o assunto: