4 de ago de 2012

Histórias de Heróis - I


Pessoas comuns que salvaram vidas mas não estão nos livros de história.

Uma exposição que ocorrerá no Centro do Holocausto Judeu, Austrália, contará a história de algumas pessoas comuns que por sua coragem e bravura, salvaram centenas ou milhares de pessoas em guerras e confrontos que a humanidade já presenciou.

Histórias como a de Rwanburindi Enoque e sua esposa, casal Hutu que vivia pacificamente em Ruanda em 1994. Entretanto, em poucas semanas, cerca de 800.000 tutsis e hutus foram assassinados em um dos maiores genocídios étnicos da História. Mas Enoque e sua família se negaram a participar dessa violência e abriram as portas de sua casa para os tutsis feridos, e quando não havia mais espaço, construiu em sua propriedade outra casa para que pudesse abrigar mais feridos e refugiados.

Enoque foi chamado diversas vezes pelas autoridade locais para que expulsasse os refugiados, sendo acusado de traidor e fazendo com que sua família temesse por sua vida, mas mesmo assim, enfrentando tudo e todos, este humilde hutu permaneceu firme em suas convicções.

A exposição retrata 21 pessoas como Enoque e como histórias como essas me fascinam, resolví pesquisar na internet e procurarei contá-las aqui, para que permaneçam registradas para sempre, não nos livros de história, mas nas nossas mentes.


Mais História de Heróis aqui.