20 de abr. de 2012

A Floresta Brasileira precisa de você


Domingo, dia 22 de abril é o Dia da Terra.

Mas não será um dia de comemoração para nós, brasileiros. Será um dia de luta. Por que?



Não sei se vocês estão acompanhando a mídia mas vou esclarecer o que está acontecendo de tão preocupante. O Código Florestal que está para ser aprovado pelo Congresso Nacional e que fará um estrago devassador em nossa riqueza natural.

O Código Florestal é uma lei federal criada em 1934, atualizada em 1965 e reforçada na Constituição de 1988. Ele regula o uso da terra e dos ambientes naturais, fazendo com que o interesse pelas florestas seja comum a toda a sociedade e não apenas aos que detém a propriedade rural onde elas estão.

Trocando em miúdos, o proprietário da terra tem que usá-la de forma produtiva, tem a obrigação de proteger o meio ambiente e recuperar a área devastada.

Com o novo Código Florestal, todo o desmatamento será perdoado, todo o criminoso ambiental será anistiado, o proprietário rural não terá mais a obrigação de recuperar a área que sofreu desmatamento e altera a definição das APPs (Áreas de Preservação Permanente) deixando-as livre para a destruição, ou seja, toda a área que protege o entorno das nascentes, margens dos rios, lagos, lagoas e mangues, encostas e topo de morros, e ainda cria uma lista de situações justificando novos desmatamentos.

Resultado? Com menos florestas e matas para reter a água no solo, haverá mais secas, mais deslizamento nas encostas, enchentes nas cidades, redução da qualidade agrícola, aumento de temperatura, estações desreguladas. Se já estamos observando muito desses efeitos agora, imagine com nossas florestas desprotegidas?

O projeto de lei (PLC 30 de 2011) já foi aprovado pela Câmara dos Deputados, já passou pelo Plenário do Senado e voltará à Câmara para votação dias 24 e 25 de abril, chegando à presidente Dilma para sanção ou veto.

Para que o projeto seja vetado, existem diversos movimentos espalhados por todo o país onde a palavra de ordem é: #VETADILMA.

Aqui no Rio haverá a Marcha pelo Meio Ambiente no domingo(22), na praia de Copacabana, com concentração em frente ao Copacabana Palace às 10h30m. Em outras capitais a ideia é a mesma, valendo vestir roupa verde, carregar cartazes, fazer bicicletada, apitaço, e exigir da presidente Dilma que cumpra sua promessa de campanha e vete este projeto absurdo.

MOBILIZAÇÃO NACIONAL DIA 22 DE ABRIL

#VETADILMA

Maiores informações em www.florestafazadiferenca.org.br

Locais programados para a manifestação em http://www.florestafazadiferenca.org.br/ultimas-noticias/participe-dos-eventos-da-mobilizacao-nacional-em-22-de-abril

Cartilha para entender melhor o assunto em http://www.florestafazadiferenca.org.br//florestacake/uploads/posts/Cartilha_web_E.pdf

Faça a sua parte. Mesmo que não possa comparecer a nenhum dos eventos programados, vista-se com uma peça verde, pendure cartazes nas portas e janelas, fale com seus vizinhos, divulgue nas redes sociais.

Vamos lutar pela nossa flora e fauna, pelo nosso meio ambiente. Logo agora que o país está em evidência aos olhos do mundo, não vamos permitir que o interesse mesquinho de poucos se sobreponha ao interesse e à vida de muitos, incluindo aí toda uma geração futura (nossos filhos e netos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço reservado para o seu comentário: