15 de mai. de 2011

Destralhe-se !



O texto abaixo, recebido por e-mail de uma amiga, teve um peso na repaginação da minha vida.
Espero que ajude você também.


Destralhe-se
por Carlos Solano


"... vida nenhuma prospera se estiver pesada e intoxicada. Já ouviu falar em toxinas da casa? Pois são:

  • objetos que você não usa,
  • roupas que você não gosta ou não usa há um ano;
  • coisas feias,
  • coisas quebradas, lascadas ou rachadas.
  • velhas cartas, bilhetes,
  • plantas mortas ou doentes;
  • recibos/jornais/revistas antigos,
  • remédios vencidos,
  • meias velhas, furadas,
  • sapatos estragados...

(...) O 'destralhamento' é a forma mais rápida de transformar a vida e ajuda as outras eventuais terapias. Com o destralhamento:

  • a saúde melhora,
  • a criatividade cresce,
  • os relacionamentos se aprimoram...

É comum se sentir cansado, deprimido, desanimado, em um ambiente cheio de entulho, pois existem 'fios invisíveis que nos ligam a tudo aquilo que possuímos'. Outros possíveis efeitos do 'acúmulo e da bagunça':

  • sentir-se desorganizado,
  • fracassado,
  • limitado,
  • aumento de peso,
  • apego ao passado...

No porão e no sótão, as tralhas viram sobrecarga; 
na entrada, restringem o fluxo da vida; 
empilhadas no chão, nos puxam para baixo; 
acima de nós, são dores de cabeça; 
sob a cama, poluem o sono.


Oito horas para trabalhar, oito horas para descansar, oito horas para se cuidar.


Perguntinhas úteis na hora de destralhar-se:

  • por que estou guardando isso?
  • será que tem a ver comigo hoje?
  • o que vou sentir ao liberar isto?

E vá fazendo pilhas separadas:

  • para doar!
  • para jogar fora!

Para destralhar mais:

  • livre-se de barulhos,
  • das luzes fortes,
  • das cores berrantes,
  • dos odores químicos,
  • dos revestimentos sintéticos...

E também:

  • libere mágoas,
  • pare de fumar,
  • diminua o uso da carne,
  • termine projetos inacabados.

'Se deixas sair o que está em ti, o que deixas sair te salvará... Se não deixas sair o que está em ti, o que não deixas sair te destruirá', arremata o mestre Jesus no evangelho de Tomé.


'Acumular nos dá a sensação de permanência, apesar de a vida ser impermanente', diz a sabedoria oriental. O ocidente insiste a essa idéia e, assim, perde contato com o sagrado instante presente.
(...) as frutas nascem azedas e, no pé, vão ficando docinhas com o tempo. A gente deveria ser assim: destralhar ajuda a adocicar."


Editei as partes mais importantes, que farão a diferença na sua vida como está fazendo na minha.
Estou me destralhando, aos poucos, sem pressa, buscando prazer em tudo que faço.
E quando arrumo um cômodo, um canto, um armário, o quintal, sinto-me renovada e de bem com a vida. A impressão que fica é a de que saiu um grande peso que estava nos meus ombros.


Tente também e conte o que fez e como se sentiu. Adoraria trocar experiências.


Aguardo seu comentário.


Link para o texto completo (valeu pela dica, Ana): 
http://textileindustry.ning.com/profiles/blogs/destralhese-texto-carlos?xg_source=activity



2 comentários:

  1. Olá diva Fátima. Estou adorando passear nesse blog tão pessoal e, ao mesmo tempo, tão sociável!
    Já que comecei das postagens mais recentes fico aguardando a 'volta pra casa' do (acho que entendi isso) primeiro retiro espiritual de mãe e filha.
    Confesso que sempre tive vontade de experimentar um retiro assim, mas o 'desconhecido' amedronta-me um pouco - principalmente quando não pratico a mesma vivência tão 'zen'. Seus escritos em capítulos estão mexendo com a minha vontade; quiçá uma próxima vez.
    Amei o "Destralhe-se". Consigo ter acesso ao artigo na íntegra (ou um link para ele)?
    Se interessar, conheço 'evento' DESAPEGUE-SE - que integra a "Casa Cultural Anitcha" e acontece no Grajaú todo segundo domingo de cada mês (hoje não fui) - você pode ler sobre o DESAPEGUE-SE no
    http://www.casaculturalanitcha.com.br/page13.aspx
    Também tenho um blog - LER ou não SER - http://anammpereira.blogspot.com/ - chegue lá!
    Bjão carinhoso,
    Ana M M Pereira

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana, que delícia receber seu comentário. Sinto-me honrada com sua presença em meu humilde blog. Valeu mesmo!
    Acabei de postar a "volta para casa" em duas partes. Espero que se divirta.
    O link completo do artigo destralhe-se é:
    http://textileindustry.ning.com/profiles/blogs/destralhese-texto-carlos?xg_source=activity
    Aliás, aproveito para agradecer seu comentário pois coloquei este link no meu artigo (com um agradecimento a você).
    Estou adorando escrever meu blog, mesmo que ainda não seja lido nem seguido mas sei que devagarinho vou conquistando pessoas como você.
    O link para seu blog já está no meu. Estou simplesmente adorando também.
    Entrei no site do "Desapegue-se" e pretendo me programar para ir na próxima edição. Quem sabe não nos encontramos por lá?
    E quando eu resolver voltar à Teresópolis, vou te chamar. Encontrei outro lugar lá perto que, acredito, seja exatamente o que estou procurando. Acho que será um bom começo "zen" para você.
    Uma excelente semana e curta minhas aventuras. São hilárias.
    Beijos no coração.
    Fátima

    ResponderExcluir

Espaço reservado para o seu comentário: