Será que a sua profissão está na lista das 10 mais felizes do mundo?
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Chicago e que foi divulgada em dezembro do ano passado pela revista Forbes chegou a uma conclusão surpreendente, já que também foram divulgadas os 10 cargos mais infelizes para quem os ocupa.
Mesmo sendo realizada nos EUA, a realidade deles quanto às remunerações (ganham melhor ou não ganham tão bem) assemelha-se à nossa, respeitadas as diferenças de poder aquisitivo que lá é muito maior do que o do brasileiro.
Então, você está em qual quadro?
As 10+
- Clérigo
- Bombeiro
- Fisioterapeuta
- Escritor
- Professor de Educação Especial
- Professor
- Artista
- Psicólogo
- Vendedor de Serviços Financeiros
- Engenheiro de Operação
As 10-
- Diretor de TI
- Diretor de Vendas e Marketing
- Gerente de Produto
- Desenvolvedor Web Sênior
- Especialista Técnico
- Técnico em eletrônica
- Secretário Judicial
- Analista de Suporte Técnico
- Operador de CNC
- Gerente de Marketing
Podemos observar que o segundo grupo contém mais atividades técnicas obrigando muitas vezes a trabalhar mais horas por dia, o que em si já é um grande fator estressante. Embora sejam profissionais mais bem remunerados, lidam com um público cujo ritmo frenético de exigências induz uma pressão muito grande impedindo uma satisfação pessoal mais direta e facilmente detectável.
Isso nos leva de volta ao primeiro grupo que mantém um contato maior com a satisfação do seu cliente liberando serotonina cuja deficiência causa a depressão - facilmente observada nas carreiras mais infelizes.
Pesquisa muito interessante sob meu ponto de vista e gostaria muito de saber quais seriam os resultados se tal avaliação fosse realizada no Brasil. Se alguém tiver conhecimento desse resultado, por favor, informe que colocarei aqui no blog, tá?